Abril Verde – Segurança do Trabalho

Você sabe por que Abril é o mês dedicado a Segurança no Trabalho?
Bem, vamos começar citando o dia 28 de Abril. Esse dia é destinado a uma homenagem, sendo intitulado “Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças no Trabalho” e foi escolhida por sindicatos canadenses em memória aos trabalhadores que perderam suas vidas em uma mina, nos EUA.
Em 2005 essa lei foi decretada no Brasil, reforçando a importância da causa.
Além do mais, esse mês serve também como alerta sobre os diversos casos que acontecem diariamente. É preciso citar também que o governo pode ajudar a reverter esse quadro, não só implantando leis de saúde e segurança, mas acompanhando de perto se essas regras serão de fato respeitadas, a fim de penalizar as organizações que negligenciarem um colaborador que passe por algum tipo de dano.

“De acordo com os dados da OIT (Organização Internacional do Trabalho), divulgados em 2013, 2 milhões de pessoas morrem por ano por conta de doenças ocupacionais no mundo. Já o número de acidentes de trabalho fatais ao ano chegam a 321 mil. Neste panorama, a cada 15 segundos, um trabalhador morre por conta de uma doença relacionada ao trabalho. Os dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT) colocam o Brasil como 4º colocado no ranking mundial de acidentes fatais de trabalho. No Brasil, são quase 4 mil mortes anualmente em decorrência de acidentes de trabalho.”

Veja só, é impossível não se chocar com esses dados! Esse tipo de tragédia é mais comum do que possamos imaginar. Trazer o assunto aos olhos da sociedade e mostrar o quanto é importante toda a mobilização, nos faz acreditar que esses números alarmantes de acidentes serão cada vez menores.
Os trabalhadores, por outro lado, precisam utilizar todos os equipamentos de segurança fornecidos pela empresa visando o seu conforto e bem-estar, além de evitar imprevistos. Esse foi o mês escolhido para tal alerta, mas o cuidado no ambiente de trabalho deve estar presente todos os dias, meses e anos.
Jamais despreze a saúde e a segurança: Elas são prioridade para a produtividade
da empresa e para manter uma equipe motivada e saudável.

Apoiar o Abril Verde é o que faz a CLM acreditar que é possível fazer mais pelos trabalhadores e empresas, promovendo a prática da função saudável e evitando acidentes com palestras pertinentes ao assunto, prevenção de riscos, entre outros. Conforme dito, apenas com o envolvimento, interesse e trocas de informações pertinentes é que será possível reverter esse problema e favorecer a cultura de prevenção à saúde no ambiente de trabalho.

CLM. BASE DE CONFIANÇA.

Related Posts

Leave A Reply