Como será o novo normal no mundo empresarial?
De maneira surpreendentemente rápida, as alterações em encargo da Covid-19 apareceram dentro de um contexto muito sensível. A paralisação violenta da economia e condutas restritivas à movimentação de pessoas, como o isolamento social, levou uma conversão de práticas e revelou que antigos padrões de negócios e de gestão devem ser reconsiderados.
Os ramos que já se preparavam para terem mutações radicais devido à tecnologia, foram acelerados dentro deste momento de calamidade econômica, social e sanitária. O mercado empresarial foi impactado de forma muito notável neste processo todo e entende-se que as empresas pós-pandemia serão principalmente digitais e alinhadas com a inteligência artificial.
Deseja saber mais sobre as mudanças fundamentais e as prováveis ações que acontecerão no setor de empresas no país? Siga com a leitura deste artigo!
Adaptação será vital para a saúde do negócio
Está claro que a crise causada pela pandemia vai provocar uma profunda reestruturação econômica, social e organizacional.
Uma empresa digital requer muita resiliência e estratégia. No entanto, o que se fez diretriz foi a exigência dela ser prontamente adaptável a um ambiente de complexidade, volatilidade, ambiguidade e incerteza.
Fabian Salum, docente em modelo de negócios, inovação e estratégia da Fundação Dom Cabral, reconhece que mesmo com anos de experiência como executivo e mais de dez anos se dedicando à instituição, se surpreendeu com a quantidade de empresários que estão reconsiderando tudo, de referência de negócios à conexão com a tecnologia, para se regularem ao momento.
Higiene
Deu para perceber que os hábitos de higiene mudaram bastante nos últimos meses e uma tendência forte veio para ficar. Mesmo sendo um momento tão difícil, a pandemia reforçou que boas medidas de limpeza são fundamentais para manter saúde em dia.
Portanto, acredita-se que o costume de deixar os ambientes ventilados, materiais de escritório limpos, oferecer álcool em gel aos colaboradores e até trocar de roupas e sapatos ao chegar do trabalho, vai continuar por muito tempo. Isso garante mais segurança mesmo quando esse período cessar!
Conceito de escritório e local de trabalho
“Como o contato humano é fundamental para construir relações de confiança, podemos inverter o jogo: a norma passa a ser trabalhar em casa, e o escritório vira uma alternativa, onde as equipes se encontram algumas vezes por semana.” Diz o diretor de operações da fintech Neon, Jean Sigrist. Assim, o pós-crise traz uma nova visão sobre o home office, que deixará de ser uma possibilidade e se tornará realidade.
Avaliando isso, pode ser vista como uma tendência o escritório não ter endereço fixo. Conforme o investidor e professor na pós-graduação do Insper Renato Mendes, o mercado será obrigado a repensar a ideia de um único local de trabalho.
E-commerce e delivery
Uma análise do Mercado Livre indica que a transformação digital está acontecendo intensamente e há uma imensa migração da população ao consumo online. A pesquisa fala de mais de 1,7 milhão de novos consumidores entre fevereiro e março deste ano, 28% a mais em relação aos mesmos meses de 2019.
Quem atende por delivery, por exemplo, tem a chance de contemplar uma demanda maior por comida para consumir em casa. Assim, o setor de alimentação é muito atrativo neste momento. “Comer fora” sempre foi muito relevante, principalmente nos grandes centros. Agora, mesmo trabalhando em casa, muitos continuam com o hábito de pedir comida.
O aumento do consumo online consequentemente deu entrada a novos consumidores no comércio digital. A prática de aquisição a qualquer custo é intensificada com o aumento da concorrência nas vendas online e a todo momento os clientes estão buscando o preço mais baixo. Portanto é certo que as operações de e-commerce brasileiras vão crescer ainda mais.
Conte com a CLM para te ajudar nesse momento!
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