Conheça as doenças causadas pelo estresse no trabalho

O estresse é visto hoje como a doença do século, sendo ele um dos inimigos da produtividade e bem-estar no ambiente de trabalho, interferindo na qualidade das tarefas realizadas e na saúde dos colaboradores, proporcionando em alguns casos o afastamento por conta de doenças mais graves. Por isso, é importante ficar por dentro sobre este assunto e saber quais doenças ocupacionais são desencadeadas pelo estresse, para encontrar uma forma de combater este mal e proporcionar melhor qualidade de vida a toda equipe. Quer saber mais? Continue acompanhando o artigo.

Os conflitos internos, a falta de um local de trabalho adequado, pressão constante…Estes são alguns fatores que podem afetar diretamente a vida do colaborador. Começa com o desânimo para ir ao trabalho, presenteísmo, absenteísmo e desmotivação, até chegar em pontos mais graves como doenças.
Confira em seguida algumas das mais comuns:

1. DEPRESSÃO E ANSIEDADE
O indivíduo que desenvolve depressão, perde o interesse em sua rotina diária e acaba procrastinando ao se deparar com tarefas que precisam ser cumpridas. Quando está em um estágio avançado, afeta também a vida pessoal do colaborador. Nos casos de ansiedade, notamos uma tensão constante e a preocupação com o futuro exageradamente, além do déficit de atenção. Para combater estes males, é ideal estimular a prática de hobbys e lazer e incentivar o acompanhamento psicológico, já que são opções eficazes e que podem ser utilizadas pelas empresas para resolver essa questão no trabalho.

2. ENXAQUECA
Agir sob pressão e estressar-se continuamente no horário de trabalho, causa quadros de enxaqueca muito intensos nos colaboradores, afetando não só sua saúde mas também o rendimento afinal, essa dor aguda na região craniana, atrapalha os profissionais que atuam frente ao computador, aos que lidam com clientes e reflete em cheio na rotina, fazendo com que a produtividade tenha uma queda notável. Sem contar, o aumento considerável de atestados visto que, na maioria dos casos, até a incidência de luz do ambiente atrapalha o indivíduo, agravando a doença.
O acompanhamento de um profissional qualificado e o uso de medicamentos, aliviam o sofrimento dos profissionais que enfrentam este problema.

3. SÍNDROME DE BURNOUT
Muito falada atualmente e cada vez mais comum nas empresas. Basicamente está caracterizada por um esgotamento total (mental e físico), refletindo desmotivação quanto a rotina. Infelizmente afeta diversos profissionais, mostrando em seus sintomas as mudanças repentinas de comportamento, irritação, desinteresse por assuntos, isolamento, entre outros. Pode ser confundida com a depressão e por isso, é necessário um diagnóstico preciso de um médico do trabalho que poderá identificar melhor qual a doença e o estágio em que ela se encontra, oferecendo o tratamento adequado.

Existem diversas outras doenças porém, o nosso objetivo é mostrar que o estresse no trabalho prejudica não só a vida pessoal dos colaboradores mas a sua produtividade dentro da empresa também. Por isso, passa a ser recomendado a empresa eliminar ou aliviar, de alguma forma, o estresse dentro do ambiente organizacional, prevenindo doenças e proporcionando o tratamento.
Para ter sucesso nesta tarefa, a equipe deve se sentir confortável para apontar os problemas que enxergam e que tornam estas doenças ainda mais suscetíveis, trocando a competição pela colaboração, favorecendo o ambiente de trabalho agradável. Também é papel do Gestor a análise microambiental e o estudo de problemas que foram relatados, pra entender como é possível resolver e eliminar fatores prejudiciais.

É fundamental contar com o respaldo de profissionais da saúde, para eliminar de vez qualquer resquício de estresse que possa proporcionar novas doenças ou desconfortos. Profissionais capacitados e atuando em ambulatório interno, poderão acompanhar de perto toda a equipe e praticar ações de prevenção, além de eliminar riscos, gerando mais qualidade de vida e satisfação.

Agora você já sabe: A saúde do colaborador deve estar em primeiro lugar afinal, o estresse compromete a qualidade dos resultados entregues. Tendo uma equipe preparada e satisfeita, será mais fácil se destacar no seu mercado de atuação e caminhar rumo ao sucesso.

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