Como criar a cultura de prevenção na empresa?

A ausência da cultura de segurança do trabalho faz com que ocorram cada vez mais acidentes com colaboradores. Conforme citamos no mês de Abril, os dados são alarmantes:

“Estudos da OIT (Organização Internacional do Trabalho), apontam que 2 milhões de pessoas morrem por ano por conta de doenças ocupacionais no mundo. Já o número de acidentes de trabalho fatais ao ano chegam a 321 mil. Neste panorama, a cada 15 segundos, um trabalhador morre por conta de uma doença relacionada ao trabalho”

Para evitar fatalidades como estas, é necessário conscientizar toda a equipe sobre a importância de trabalhar com segurança para assim, manter-se produtivo e saudável. Aqui vão algumas dicas para você, Gestor, criar esta cultura em sua empresa:

– ESTIMULAR O USO DE EPI’s
Os EPI`s – Equipamentos de Proteção Individual, são recebidos pelos colaboradores e infelizmente, na maioria das vezes, não são utilizados. Por isso, é necessário estimular o uso dos itens mostrando que tais equipamentos são importantes para a o exercício das funções com tranquilidade e segurança. Além disso, a equipe precisa estar comprometida a se proteger e usar os EPI`s.

– CAPACITAÇÃO
Para capacitar os colaboradores sobre segurança, a empresa pode promover eventos, cursos e treinamentos incentivando as políticas de prevenção de acidentes. Também se faz necessário ensinar toda a equipe como agir em casos de perigo durante as funções.

– SINALIZAR
Sinalizar os pontos da empresa que oferecem riscos iminentes à saúde dos colaboradores, é também uma medida importante afinal, essa ação reduz a ocorrência e o risco de acidentes e enfatiza a importância de utilizar os equipamentos oferecidos.

Para manter uma cultura de prevenção ativa, vale também se atentar a:

– Planejamento adequado da estrutura organizacional;
– Organização da supervisão técnica e demais procedimentos;
– Liderar e sanar dúvidas dos colaboradores, orientando quanto as atividades laborais;
– Inspecionar e fazer a correção sempre que notar irregularidades;
– Avaliar, realizar feedback e continuar melhorando.

Aplicando estas dicas, é possível criar uma cultura de prevenção no ambiente interno e ao mesmo tempo, cuidar da saúde de seus colaboradores.

Para potencializar ainda mais a Qualidade de Vida dos seus colaboradores, contar com a Gestão Ambulatorial interna, é uma excelente opção em casos de acidentes ou doenças ocupacionais, além vários outros benefícios. Sem dúvidas, otimizará não só o bem-estar mas também os resultados da empresa.

Conte com a CLM para implantar a Gestão de Ambulatório em sua empresa com qualidade e profissionalismo. 

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