Temas de Saúde: Depressão, Ansiedade e Pânico

Atualmente, diversas doenças tem sido vistas com cada vez mais frequência e isso se dá devido a falta de qualidade de vida entre os indivíduos. A rotina acelerada e os afazeres pessoais e profissionais acabam sendo priorizados, deixando aquela consulta de rotina ou o exercício físico para depois. Entre as doenças mais comuns nos últimos anos, listamos três: Depressão, Ansiedade e Pânico.

A ansiedade atua trazendo à tona uma espécie de inquietação e tensão. A frequência cardíaca dispara sem motivo aparente e a preocupação com o futuro se torna um problema, trazendo pânico, depressão e dificuldade para se concentrar nas tarefas diárias, acarretando em diminuição da motivação. Casos mais graves levam a crises nervosas em proporções preocupantes.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) publicou em 2017 um documento com estatísticas dos distúrbios psiquiátricos ao redor do mundo e o resultado foi alarmante: Os transtornos de ansiedade atingem 264 milhões de indivíduos e desses, 18 milhões são brasileiros.

“Fatores como índice elevado de desemprego, economia em baixa e falta de segurança pública representam uma ameaça constante”, responde o psiquiatra Pedro Eugênio Ferreira, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul sendo, segundo ele, o que explicaria dados tão assustadores em regiões brasileiras.”

As doenças como Depressão, Ansiedade e Pânico afetam em cheio a saúde mental e por isso, devem ser abordadas com o mesmo cuidado e respeito que é tratado o câncer, diabetes  ou qualquer outro problema de saúde.
Para amenizar os sintomas enquanto se faz o tratamento com profissionais da saúde especializados, é possível:

– Praticar exercícios e algum hobby de seu interesse;
– Alimentar-se bem e cuidar do corpo;
– Atentar-se ao sono, deixando ao máximo a preocupação de lado;
– Procurar sempre ter o auxílio de um médico, agendando consultas regulares caso perceba novos sintomas;
– Manter por perto pessoas queridas, além de visitar lugares que te fazem bem.

Estas pequenas ações, minimizam os efeitos da Depressão, da Ansiedade do Pânico e no início, não será fácil colocá-las em práticas, mas é necessário persistir.

Atenção: Se notar alterações repentinas de humor ou ficar incomodado com pensamentos negativos, procure por um médico. Nunca se automedique!
Um profissional fará uma avaliação de seu quadro para proporcionar o melhor tratamento, a fim de otimizar a qualidade de vida e bem-estar.

Pensando em como ajudar nessa tarefa, a CLM preparou um ebook GRATUITO sobre Qualidade de Vida, essencial para proporcionar o bem-estar.
Acesse agora mesmo e baixe o seu!

QUERO MEU EBOOK!

Cuide de sua saúde. A CLM apoia essa causa.

Curta, compartilhe e marque seus amigos que se preocupam com a saúde e bem-estar!

CLM. BASE DE CONFIANÇA.

Fontes:
http://www.pucrs.br/
https://www.who.int/eportuguese/countries/bra/pt/

Related Posts

Leave A Reply