Dezembro Laranja – Câncer de pele

A exposição solar sem proteção provoca alterações nas células, propiciando o desenvolvimento do câncer de pele, principalmente nessa época do ano onde as pessoas costumam ficar mais tempo sob os raios solares. A campanha Dezembro Laranja, foi criada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia com o objetivo de prevenir o câncer de pele, que é o tumor de maior incidência no Brasil. 

Pessoas idosas, ou que possuem pele clara, pintas, manchas ou até mesmo quem se possui histórico de câncer de pele na família estão mais propensos a desenvolver a doença.

“Estimativa de novos casos de câncer de pele não melanoma no Brasil: 165.580, sendo 85.170 homens e 80.140 mulheres (2018 – INCA).”

Os cânceres de pele podem ser divididos em melanoma e não melanoma sendo que os mais frequentes são:
Carcinoma Basocelular e Carcinoma Espinocelular.

– O Carcinoma Basocelular apresenta áreas com protuberância, borda mais elevada e cor mais avermelhada, com pequenos vasos de sangue.

– O Carcinoma Espinocelular por sua vez, sendo o segundo mais frequente, é o tipo mais agressivo tendo como característica sinais como: Aparência endurecida, espécie de úlcera que lembra um machucado que não cicatriza.

SINTOMAS:

Os principais sintomas do câncer de pele são:

  • Manchas pruriginosas que coçam, descamam ou sangram;
  • Sinais ou pintas que mudam de tamanho, forma ou cor.
  • Feridas que não cicatrizam em 4 semanas.

O câncer de pele ocorre principalmente nas áreas do corpo que são mais expostas ao sol, como por exemplo: Rosto, pescoço e orelhas.

PREVENÇÃO:
Medidas simples como o uso de filtro solar, chapéu, cuidado com o excesso de exposição solar, já auxiliam na proteção contra a doença mas é importante salientar que tais cuidados não excluem a importância do acompanhamento anual e periódico com um dermatologista.

Assim que perceber qualquer sintoma ou sinal, procure o mais rapidamente o profissional de saúde especialista para confirmar diagnóstico e iniciar o tratamento. 

FONTE: https://www.hospitaloswaldocruz.org.br/imprensa/noticias/dezembro-laranja-mes-de-conscientizacao-sobre-o-cancer-de-pele

CLM. BASE DE CONFIANÇA.

Related Posts

Leave A Reply