Dia de Prevenção ao Suicídio

Dia 10 de Setembro, é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Esta data tem como objetivo criar ações e conscientizar a população sobre tal questão, evitando que os números alarmantes aumentem.

“De acordo com estudos da OPAS – Organização Pan-Americana da Saúde, cerca de 800 mil pessoas cometem suicídio todos os anos. E para cada um desses atos, há muitas outras pessoas que tentam e a tentativa prévia, é o fator de risco mais importante para a população em geral. O suicídio é a segunda principal causa de morte entre jovens com idade entre 15 e 29 anos. 79% dos suicídios ocorrem em países de baixa e média renda”.

CAUSAS
“Ainda falando sobre o estudo da OMS, nota-se que a maioria das pessoas que cometem o suicídio, em algum momento expôs o pensamento sobre o ato.”

O suicídio está ligeiramente ligado a distúrbios mentais, transtornos de personalidade, isolamento e depressão. A esquizofrenia e a ingestão de álcool tendem a ser um fator agravante, associados ao número de mortes. Pessoas com distúrbio mental grave, devem receber atenção de seus familiares após o diagnóstico. Além das causas citadas acima, muitas pessoas tiram a própria vida devido a impulsos de grandes colapsos como problemas financeiros, sentimentais, doenças ou situações de perda. Situações de violência, discriminação racial e/ou sexual, também despertam tal comportamento.

PREVENÇÃO
O suicídio é considerado um problema de saúde pública e estima-se que dez a vinte milhões de pessoas tentarão se suicidar nos próximos anos, de acordo com a OMS. Além disso, 9 em cada 10 casos poderiam ser evitados”.

A prevenção ao suicídio começa desde o tratamento médico adequado até o farmacológico e acompanhamento psicoterápico. Por mais que o auxílio médico se faça necessário, o apoio familiar e social são de extrema importância para a recuperação daquele que precisa de ajuda neste momento difícil.

Se você suspeita que alguém próximo à você tenha tais pensamentos ou mesmo se algum dos colaboradores incorpore uma atitude questionável, pode estar acontecendo algo grave! Tente uma aproximação sutil e:

• Procure ouvir atentamente;
• Tente compreender os sentimentos da pessoa;
• Expresse respeito pelas opiniões e pelos valores;
• Converse abertamente;
• Demonstre sua preocupação, cuidado e afeição;
• Procure conversar com a família, amigos ou rede de apoio da pessoa;
• Oriente a busca por ajuda na rede de saúde mental de sua comunidade e/ou outros equipamentos e órgãos; CAPS, Posto de saúde, Clínica-escolar, CVV, ONGs e etc.

Caso perceba alguma atitude depressiva, avise seu gestor e busque formas de ajudar seu colega de trabalho. Seu apoio pode salvar uma vida! A CLM apoia esta causa.

CLM. BASE DE CONFIANÇA.

Fonte:
http://www.evidencias.com.br/noticias/dia-mundial-de-prevencao-ao-suicidio-relatorio-da-oms-aponta-que-a-cada-40-segundos-uma-pessoa-comete-suicidio/

http://portal.cfm.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=25027

https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=5671:folha-informativa-suicidio&Itemid=839

Related Posts

Leave A Reply