Dia do Bombeiro

Hoje, dia 02 de Julho, é comemorado o Dia do Bombeiro. Em 1856 no Rio de Janeiro, nesta mesma data foi criado o Corpo Provisório de Bombeiros da Corte e por isso, essa homenagem valoriza os atos de heroísmo praticados diariamente pelos Bombeiros, mostrando gratidão e a confiança que a sociedade deposita em seu trabalho.

Os primeiros registros de serviços do Corpo de Bombeiros no Brasil aconteceram quando Dom Pedro II assinou um decreto caracterizando a diminuição dos incêndios pois antes disso, as pessoas apagavam fogo com ajuda de vizinhos e amigos, colocando nitidamente as vidas em risco e usando nessa tarefa a água que usavam para consumo próprio, causando escassez e desperdício. Pessoas se enfileiravam e latas cheias d’água passavam de mão em mão até chegar ao local do incêndio, deixando a população a mercê de riscos iminentes devido a falta de preparo para lidar com a situação.

Hoje, graças aos avanços, é possível contatar o Corpo de Bombeiros pelo número 193. Esse contato atende localidades em todo o país e deve ser utilizado somente em casos necessários, evitando trotes que atrapalham no atendimento e salvamento de vidas que realmente estejam precisando do auxílio desse profissional.
A profissão do Bombeiro é muito importante para a sociedade pois além de conter incêndios, são altamente preparados para fazer resgates e colocando sua vida em risco em prol da sociedade. Além disso, auxiliam na fiscalização de empresas e garantem condições necessárias de primeiro atendimento em casos de incêndios.

Bombeiros e a Segurança das Empresas

É importante lembrar que todas as empresas devem ter extintores disponibilizados em locais previamente estabelecidos e sinalizados para que em casos de emergência possam oferecer a segurança adequada a seus colaboradores.

E ainda falando a respeito desse assunto, seguem algumas dicas para prevenir incêndios em sua empresa:

– Evitar o consumo de tabaco próximo a produtos inflamáveis;
– Treinar colaboradores para que saibam o que fazer em caso de emergência;
– Não obstruir vias de acesso usadas para evacuar a área em caso de incêndio;
– Manter a calma e utilizar os extintores quando necessário.

A CLM aproveita esta data para parabenizar todos os Bombeiros, agradecendo por toda sua dedicação.

Aproveitamos a data para convidar as empresas a apoiarem estes profissionais corajosos e a regularizarem seus ambientes corporativos cumprindo as normas necessárias para ajudar na prevenção de incêndios como cursos abaixo:
– Curso de formação de brigada de incêndio
NR-23 – Portaria 3214/78 do MTb
– Treinamento para prevenção e combate a incêndio
NR-23 – Portaria 3214/78 do MTb00

Entre já em contato e saiba mais!
(11) 5683- 6500 ou acesse nosso site www.clm-med.com.br

CLM. BASE DE CONFIANÇA.

 

Related Posts

Leave A Reply