Dia Mundial da Luta Contra Hepatites Virais

No dia 28 de Julho, comemora-se o Dia Mundial da Luta contra Hepatites Virais.
Essa data tem como objetivo trazer o foco da população para o tema e incentivar a prática do diálogo, principalmente tratando-se de saúde pública onde são necessárias intervenções eficientes para garantir o acesso ao tratamento e prevenção de tais doenças.

Os atos de prevenção são inúmeros e podem evitar sua transmissão.
Confira alguns deles:

– Exigir materiais esterilizados/descartáveis em estúdios de piercing e tatuagem;
– Fazer uso de preservativos durante relações sexuais;
– Evitar o compartilhamento de instrumentos de manicure, assim como de lâminas de barbear.

A hepatite nada mais é do que uma inflamação no fígado e nem sempre apresenta sintomas claros e por isso, pessoas descobrem que estão doentes quando os sintomas já estão em estágio grave como cirrose ou câncer de fígado.
A vacina contra a hepatite B é recomendável para pessoas até 29 anos e para profissionais de saúde. Trata-se de um direito e a melhor forma de evitar é prevenindo-se.

“De acordo com o Ministério da Saúde, no Brasil a Hepatite B é frequente entre No 20 a 49 anos e a Hepatite C é encontrara em pessoas entre 30 e 59 anos.”

Um diagnóstico precoce é determinante para evitar a transmissão ou progresso da doença em conjunto com suas consequências.

Abordando o tópico de Tratamento, a Hepatite C apresenta cura em mais de 90% dos casos quando o tratado corretamente. Já as Hepatites B e D podem ser controladas evitando a evolução de maiores complicações.
A Hepatite A, na maioria dos casos, é tratada com dieta e repouso e apresenta melhoras em algumas semanas quando a pessoa adquire imunidade para não contrair nova infecção.
Portanto, é importante salientar que todas as Hepatites precisam ser acompanhadas por profissionais da saúde e o paciente não deve, de forma alguma, se automedicar.

A CLM apoia essa causa e com informações como essa, pretende estimular a população a passar por exames regulares e cuidar da saúde, a fim de promover o bem-estar e a Qualidade de Vida.

CLM. BASE DE CONFIANÇA.

FONTE: www.aids.gov.br/hepatites-virais
http://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/hepatite

Related Posts

Leave A Reply