Dia Nacional da Doação de Órgãos

Hoje, dia 27 de Setembro, é o Dia Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos.
Esta data tem como objetivo a conscientização da população sobre a importância
de doar órgãos, além de apoiar milhares de pessoas que lutam por uma oportunidade de salvar suas vidas e esperam ansiosamente por sua vez na fila de transplantes.

A ABTO – Associação Brasileira de Transplante de Órgãos, organiza todos os anos a Campanha Nacional de Doação de Órgãos, tendo o mês de Setembro dedicado a esta ação, que ficou conhecida como “Setembro Verde”.

“De acordo com a ABTO, o número de transplante de órgãos no Brasil aumentou em 15,7% no primeiro semestre de 2017, se comparado com o mesmo período do ano passado. Com essa porcentagem, o País se mantém em um nível intermediário em um ranking de doações no mundo. No entanto, acredita-se que o índice poderia ser mais satisfatório se a população tivesse mais acesso à informação sobre as doações de órgãos”.

Abordagem na mídia
Qualquer pessoa pode doar órgãos. Basta ser maior de 18 anos, ter boas condições de saúde e ser avaliado por um médico mediante exames.

Ser um doador em vida também é possível! Acesse o site da Aliança Brasileira pela doação de Órgãos e Tecidos, faça seu cadastro e em seguida, poderá realizar o download do cartão de doador. Além de realizar o cadastro, é necessário notificar a família sobre o desejo de ser um doador de órgãos.

Quem não pode doar?
Pessoas que seja portadoras de doenças infectocontagiosas como soropositivos ao HIV, Hepatites B e C, Doença de Chagas, doenças degenerativas crônicas ou tumores malignos. Pacientes com sepse ou insuficiência de múltiplos órgãos e sistemas.

Os transplantes de fígado, rim, córnea e medula óssea registraram recorde neste ano. Pulmão e pâncreas, porém, tiveram queda, de 21,8% e 40%, respectivamente.

Durante a apresentação da campanha do Ministério da Saúde “Família, quem você ama pode salvar vidas”, um certificado foi entregue à atleta Liége Gautério. Ela passou por transplante de pulmão e ganhou três medalhas em atletismo nas Olimpíadas dos Transplantados.

“Depois de amanhã faço meu sexto aniversário de transplante. Há seis anos eu recebi essa chance de viver em função de uma família que disse ‘sim’ para mim, para a minha família e para a minha equipe transplantadora”, disse Liége.

Caso não tenha condições de doar, estimule esta prática entre amigos e familiares afinal, você poderá salvar uma vida!

A CLM apoia esta causa. Doe, salve vidas!

CLM. BASE DE CONFIANÇA.

Fonte:
https://www.pfizer.com.br/noticias/Doacao-de-orgaos

http://www.adote.org.br/
https://g1.globo.com/bemestar/noticia/brasil-tem-alta-de-16-na-doacao-de-orgaos-mas-quase-metade-das-familias-ainda-recusa-transplante.ghtml

Related Posts

Leave A Reply