Dicas de como manter e até aumentar a produtividade do trabalho no modelo Home Office

O modelo de home office tem ganhado popularidade entre funcionários e empresas no Brasil. Seja por motivos logísticos, de custos ou de saúde pública, o trabalho de casa é visto como sonho de muitos profissionais, e pesadelo para outros.

Se não está acostumado a trabalhar de casa, pode estranhar e se distrair com a “liberdade”. Por isso, separamos dicas para quem está passando por essa “transição”, com cuidados essenciais para que essa experiência possa ser muito mais eficiente do que você imaginava.

 

Estipule metas

É importante fazer a lista de tudo o que precisa fazer durante o dia e indicar o que é tem maior prioridade. Após isso, é só começar e repetir o processo no fim do dia, para ver o que foi feito e o que será adiado.

Listar metas não demanda muito tempo e trará uma sensação de dever cumprido a cada tarefa riscada.

 

Evite distrações

As distrações são um dos vilões que atrapalham a produtividade no home office, por conta do conforto que se tem em casa e a possibilidade de realizar outras tarefas.

Se você não mora sozinho, indicamos que você estabeleça regras claras, com sinais evidentes de quando pode ou não ser interrompido.

 

Tenha um ambiente adequado

Quando investimos em luz natural, ganhamos um conforto visual muito maior e, segundo estudos, podemos ficar mais produtivo. Caso não seja possível, aposte na luz branca.

É preciso que o seu local de trabalho tenha uma boa conexão de internet,  acessórios que facilitem e deixem seu trabalho mais confortável, como uma cadeira ergométrica, uma mesa ou escrivaninha de tamanho regular e fones de ouvidos de qualidade.

Não esqueça de sempre ter com você uma garrafinha de água, manter-se hidratado é primordial.

 

Tenha uma rotina

Para iniciar bem o dia de trabalho, é essencial manter um planejamento, como tentar manter horários fixos para acordar, tomar café, iniciar a jornada de trabalho, pausa para almoço e assim por diante. O comprometimento com horários e com a rotina será muito benéfico para você, e para não atrasar os demais colegas.

Apesar de horários mais flexíveis, é necessário ter maturidade em momentos chaves do dia. Não é aconselhamos ficar até tarde resolvendo problemas todos os dias – assim como no escritório em algum momento é necessário desligar o computador e voltar para casa, no home office também é preciso saber a hora de parar.

 

Não passe o dia sentado!  

Ficar muito tempo sentado é considerado um fator de sedentarismo e de risco para a saúde. Hoje passamos em média 9h sentados todos os dias. Uma leve caminhada de 15 minutos oxigena o corpo e as ideias, além de evitar a sensação de estar preso em casa.

Assim como ficar mais em pé é importante, fazer pausas para movimentar o corpo ajuda na saúde e até na produtividade. Você pode estipular horários de alongamento, ao acordar, após o almoço e logo quando encerrar seu expediente, por exemplo.

O home office pode ser uma tendência, não só para a atualidade em que nos encontramos, mas para os próximos anos. Lembre-se que qualquer adaptação leva tempo! Ter paciência inclusive consigo mesmo é o primeiro passo para fazer ser essa novidade ser produtiva e prazerosa.

Related Posts

Leave A Reply