Empresas durante e pós-Coronavírus: A importância do RH

A partir de uma gradativa ressignificação do trabalho, foi possível ver que simples intervenções fazem muita diferença no contexto profissional das empresas e seus colaboradores. Junto ao combate ao novo coronavírus e a tentativa de retomada do trabalho “normal”, ações diárias vindas do RH indicam que as empresas estão preocupadas com seus principais ativos: as pessoas.

Seguindo as medidas de distanciamento social e quarentena, pais e filhos ficaram ou ainda estão em casa 24 horas por dia. Com a somatória de atribuições com a casa, alimentação, atividades escolares online, entre outras ocupações, houve um aumento significativo da importância de atividades no RH.

Diante da necessidade da retomada da economia e a volta presencial de diversos setores, dentro do possível, a área de Recursos Humanos passou a ser uma peça chave. Um bom gerenciamento deste, irá garantir a saúde física e mental dos colaboradores, simular custos, encarar as demissões ou as contratações e ainda atribuir modernizações como a ascensão do digital e a humanização das relações.

Segundo Denys Monteiro, CEO da ZRG Partners, em tempos de crise é fundamental que ocorra uma reorganização geral, com o objetivo de manter o fluxo de informações e processos. Monitorar e entender como os funcionários estão se sentindo, ter resiliência, paciência e empatia com o momento atual é o principal.

Home office até o final de 2020 ou permanente

Sendo uma novidade para muitos funcionários, a possibilidade de poder escolher o método de trabalho (home office, presencial ou serviço híbrido, com dias presenciais e dias remotos) tornou-se uma realidade para diversas companhias no mundo.

Colaboradores do Twitter, Facebook, Qualicorp, Zee.Dog e muitas outras empresas poderão escolher se preferem “trabalhar de casa”. Para a Claranet Brasil, tornar a ida ao escritório opcional é um benefício para todos, no momento em que a organização deixou de se preocupar com a localização dos profissionais ao contratá-los. 

Nubank, Google, Mastercard, XP investimentos e Banco BMG também definiram a segurança dos funcionários como prioridade no negócio e ficarão com os escritórios fechados até o fim do ano.

Comunicação, segurança e proteção

O RH (unido aos gestores) deve definir um plano de comunicação para que possam adotar medidas de prevenção no ambiente profissional. A CLM separou algumas delas:

  • Oferecer plataformas de serviços online, aplicativos para comunicação interna e de compartilhamento de arquivos;
  • Evitar aglomerações e compartilhamento de utensílios;
  • Manter em casa os colaboradores que fazem parte do grupo de risco;
  • Propor escala de trabalho e promover horários alternativos para evitar horários de pico do transporte público;
  • Disponibilizar ferramentas para organização de trabalho ou de gerenciamento de tarefas;
  • Promover limpeza constante do local e higiene das mãos frequentemente, disponibilizando álcool em gel nos escritórios.

Tecnologia como aliada

A Transformação Digital do RH pode acontecer aos poucos, como modificar o controle da jornada em tempos de teletrabalho, que pode ocorrer pela marcação de ponto online.

Outro exemplo é a admissão digital, que surgiu para ficar segundo a pesquisa realizada pelo Instituto Locomotiva, em parceria com a Cia de Talentos e a Acesso Digital. Os novos contratados podem fazer o upload dos documentos pessoais em uma plataforma e ainda assinar digitalmente os contratos de trabalho. E acredite: 95% dos profissionais de RH entrevistados acreditam que, futuramente, esses processos serão feitos totalmente de forma digital. Clique aqui para acessar a matéria completa.

Acreditamos que a humanização das relações não pode ser deixada de lado. Pensando nisso, estamos operando com o objetivo de ter solidariedade, enfrentar o Covid-19 e se adaptar às necessidades de nossos clientes. A CLM é pioneira em oferecer serviços online de Medicina e Engenharia de Segurança, conheça a nossa Avaliação Clínica por Telemedicina e demonstre que você valoriza sua equipe!

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