Ergonomia no trabalho pode aumentar a produtividade

Sabemos que um colaborador passa mais horas por dia na empresa do que em casa, certo? E por conta disso, a ergonomia se torna uma importante aliada da organização, tornando essa “estadia” do funcionário mais confortável e produtiva.
Não sabe o que significa? Vamos esclarecer afinal, está mais presente no seu dia a dia do que se possa imaginar: Trata-se de um estudo das relações entre o funcionário e máquinas, objetos e mobiliários, tendo como principal objetivo a segurança e eficiência nessa interação, evitando danos à saúde do colaborador.

A Norma Regulamentadora nº 17, desenvolvida pelo Ministério do Trabalho e Emprego, faz com que a ergonomia seja exigida e reconhecida por lei sendo fator determinante para a qualidade de vida e saúde no trabalho. O aumento considerável de casos de doenças ocupacionais por ausência de condições adequadas para o trabalho, motivaram ainda mais a criação dessa lei.

Quais os benefícios da ergonomia?
A ergonomia, quando aplicada de forma correta, proporciona benefícios tanto para a equipe, quanto para a empresa.

– ABSENTEÍSMO DIMINUI!
Quando faltas ocorrem, toda a rotina do dia é prejudicada. Sem contar o prejuízo financeiro e todo o tempo perdido no remanejamento de tarefas. Considerando a ergonomia como fator chave para evitar problemas de saúde dos colaboradores, o absenteísmo diminui de forma significativa.

– COLABORADORES VALORIZADOS
Quando a organização passa a fornecer condições de trabalho favoráveis, faz com que os funcionários estejam dispostos a exercer as devidas funções e sintam-se reconhecidos, valorizados e especiais dentro da corporação.

– PREVENÇÃO DE DOENÇAS
Uma série de doenças podem ser desenvolvidas no ambiente de trabalho. Dentre elas: Dores na lombar, enxaqueca, LER, etc. Isso é sem dúvidas um dado alarmante e acontece com muita frequência. Ajustando o mobiliário, equipamentos, e demais detalhes, você pode oferecer ao colaborador um ambiente de trabalho verdadeiramente adequado, evitando o desenvolvimento das patologias citadas.

Portanto, forneça sempre um ambiente de trabalho adequado, instrua colaboradores sobre o quanto a postura é importante e encoraje-os a fazer pequenas pausas para relaxar. Estimule também os exercícios e alongamentos pois limitações físicas como fraqueza muscular, ansiedade, estresse e dores crônicas, afetam em cheio o rendimento.

– CONTE COM UMA EMPRESA ESPECIALISTA!
É muito importante que toda essa mudança no ambiente de trabalho seja realizada por profissionais qualificados pois cada empresa é única e específica.

Quer oferecer mais saúde e qualidade de vida no trabalho para seus colaboradores? A CLM analisa as condições ergonômicas do ambiente de trabalho da sua empresa, visando o máximo de conforto e segurança para um maior desempenho.

Entre em contato com nossa equipe comercial e entenda tudo o que podemos oferecer pelo e-mail comercial@clm-med.com.br ou pelo telefone (11) 3286-0050

CLM. BASE DE CONFIANÇA!

Related Posts

Leave A Reply