Exame médico: Precisa mesmo ser feito?

Exame admissional, periódico, de retorno ao trabalho, mudança de função, demissional…
São tantos que até nos perdemos, não é?

Apenas a qualificação profissional e as especializações não são suficientes para a contratação de um novo colaborador. A saúde desse futuro funcionário também deve ser levada em consideração na hora de assinar a carteira de trabalho, sendo monitorada durante todo o período de seu contrato na empresa, garantindo a integridade, a qualidade de vida e o bem-estar.
Bom, vamos conversar hoje a respeito?

Você precisa direcionar um novo colaborador para um exame admissional, que será capaz de definir se ele tem algum problema específico de saúde que o impeça de exercer sua função e também, garantir que alguma alteração encontrada no exame como problema na coluna, entre outros, não seja indicado como contraída na empresa, por exemplo. Essa etapa é indispensável assim como o exame periódico, que acompanha a saúde do indivíduo para saber se sua função da empresa acarretou algum dano em sua saúde com o passar do tempo.
O retorno ao trabalho e mudança de função servem exatamente para notificar se o funcionário terá capacidade de lidar retomar um cargo ou lidar com uma nova atribuição. Já o exame demissional é realizado no desligamento do colaborador, alegando sua saúde física e mental para que possa trabalhar em outras empresas sem problemas, notificando também que nenhuma doença ocupacional foi contraída durante seu tempo na empresa.
Ou seja: Exames precisam mesmo ser feitos? A resposta é SIM!

Como podemos ver, todos os exames têm sua importância e abordam uma fase específica de cada funcionário com o mesmo objetivo: Manter a tranquilidade da empresa e a saúde do colaborador.
Outro fator importante é escolher uma empresa especializada em Medicina do Trabalho que cuidará de todos os trâmites citados, garantindo o conforto e proporcionando um ambiente de trabalho mais saudável.

A CLM pode te ajudar definindo um programa que detecta e previne doenças ocupacionais por meio de um plano personalizado para sua empresa. Além de oferecer Gestão de Ambulatório, exames médicos complementares, relatórios periódicos e anuais. Se necessário, também há a opção de ações para intervenção e palestras com foco na qualidade de vida.


E então, gostou? Já sabe como explicar para seus colaboradores a importância dos exames para a saúde? Conte sempre conosco para trazer conteúdos que agregarão ainda mais valor a sua empresa.


CLM. BASE DE CONFIANÇA.

Related Posts

Leave A Reply