Exames Ocupacionais
Tempo de leitura: 5 minutos
Os exames ocupacionais são exames médicos feitos com o intuito de analisar e avaliar a saúde do colaborador tanto antes, quanto durante e ao final do seu vínculo com a empresa. Esses exames são parte integrante do PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional) e são regulados pela NR 07.
Tenha mais informações sobre eles a seguir.
Estas avaliações ocupacionais além de serem obrigatórias, servem para a emissão do ASO – Atestado de Saúde Ocupacional. Este documento confere ao trabalhador sua real condição no momento do exame e seu atestado de que está realmente apto (ou não) para o exercício de suas atividades. Podem ser divididos em cinco tipos de exames:
- Admissionais
Antes da contratação do colaborador, deve ser realizado um exame médico de admissão, com o objetivo de avaliar suas aptidões físicas e mentais a fim de verificar se o mesmo está apto para as funções requeridas. Também é avaliado se o desempenho das funções previstas não acarretará em nenhum problema futuro de saúde .
- Periódicos
Neste caso, o ciclo do exame será mais longo ou mais curto, dependendo dos riscos ocupacionais no ambiente de trabalho.
De todo o modo, todos os funcionários da empresa devem se submeter a exames regulares pré-determinados, que servirão para acompanhamento da saúde do trabalhador.
- Retorno ao Trabalho
Ao afastar-se por um período de 30 dias ou superior, por auxílio doença ou acidentário, o colaborador deverá realizar um exame médico de retorno ao trabalho. Neste caso, a volta ao trabalho após o período de maternidade também faz parte desta situação.
- Mudança de Função
Durante a transferência do trabalhador de departamento ou função, devem ser realizados exames médicos para a mudança, desde que sejam modificados os riscos ocupacionais que o trabalhador poderá enfrentar. Este exame foi elaborado para avaliar se os funcionários possuem as habilidades necessárias para desempenhar novas funções.
- Demissionais
O exame médico de desligamento deve ser realizado antes da data da homologação, , para avaliar o estado físico e mental do trabalhador, e observar se houve algum problema de saúde durante o trabalho.
Para mais informações, continue acompanhando nossos artigos ou acesse o site da CLM.
CLM. BASE DE CONFIANÇA.