Motivando a equipe em situações de crise

Manter o otimismo quando as coisas não vão muito bem não é uma tarefa fácil. Em momentos nos quais tudo parece dar errado é fundamental que os líderes tenham pensamento positivo e saibam transmitir isso para toda a equipe.

Ainda mais no atual cenário que nos encontramos é preciso animar a sua equipe para virar esse jogo e melhorar os resultados da organização! Acompanhar a performance de seus colaboradores e até disponibilizar um feedback para eles em tempo real é uma forma de motivar a equipe. Quer saber mais alternativas?

Atente-se às dicas abaixo:

Seja exemplo

Inspirar os funcionários é uma das qualidades de um bom líder. No contexto da crise, saber liderar e ser exemplo de dedicação e empenho no trabalho é crucial para que os colaboradores se sintam motivados a trabalhar melhor.

Ninguém na empresa irá se motivar se os líderes e gestores agirem com negativismo durante uma situação difícil. Uma alternativa é buscar se espelhar em profissionais que viveram situações semelhantes às suas.

Procure por palestras que lhe motivem a superar esses momentos e mantenha o foco na realização dos seus objetivos profissionais.

Estabeleça metas

Quando não se sabe aonde quer chegar, não há motivos para continuar. Assim, para que uma equipe se sinta motivada é preciso dar a ela metas a serem perseguidas e alcançadas!

Elas podem ser individuais ou coletivas. Atente-se que todos estejam cientes que podem alcançar o que está sendo proposto para eles, bem como as futuras premiações.

É importante destacar que as metas definidas devem ser praticáveis, pois o objetivo é trazer motivação para a equipe. Impor metas impraticáveis só trará maior decepção e insatisfação para o time.

Dê feedbacks sempre que possível

O feedback é uma ferramenta poderosa para motivar a equipe em tempos de crise. Nada mais desagradável que não ver seu talento reconhecido!

Elogios e críticas construtivas são formas de fazer com que o colaborador não sinta que o seu trabalho é indiferente, mostrando que as funções que ele desempenha são importantes para a organização.

Elogiar e fazer críticas que sejam construtivas são maneiras de demonstrar à equipe que o seu trabalho não é em vão. Receber essas informações é essencial para que o colaborador mude suas atitudes e melhore o seu desempenho, quando necessário.

Além disso, elogiar um funcionário por uma tarefa bem executada é uma ótima maneira de promover a satisfação profissional.

 

Comunique-se com sua equipe

Para motivar a equipe em tempos de crise é preciso saber as causas de sua desmotivação e a melhor forma para isso é melhorar a comunicação interna. Entender o que a equipe precisa e quais são as principais causas do desânimo é essencial para pôr em prática algumas medidas para minimizar essa questão.

Uma equipe integrada e com um bom relacionamento estará mais motivada para desempenhar o seu papel da melhor forma possível.

Caso a equipe esteja em home office, seguindo as recomendações das autoridades mundiais de saúde, a comunicação deve ser feita por meio de videoconferências. Aposte nas ferramentas de vídeo como o Google Hangouts ou o Skype.

Invista em treinamentos

Em tempos de crise é comum que as empresas procurem formas de reduzir seus custos. Porém, elas acabam negligenciando um fator importantíssimo: a capacitação dos seus recursos humanos.

Os treinamentos (cursos, workshops, palestras etc.) precisam ser vistos como um investimento e não como um gasto. Dessa forma, para manter os colaboradores mais engajados é preciso demonstrar preocupação quanto ao desenvolvimento profissional de cada um, promovendo meios que possibilitem a aquisição de mais conhecimentos nas suas respectivas áreas.

Atualmente existem opções de cursos profissionalizantes totalmente online. Invista nesta alternativa!

Valorize seus colaboradores

Todo mundo gosta de se sentir valorizado. Para que o colaborador se mantenha engajado e motivado é importante recompensá-lo por seu esforço na entrega de resultados.

Se a empresa passa por um momento de crise, talvez seja difícil oferecer um aumento de salário. Mas é possível adotar uma política de premiação e bonificação para cada meta alcançada ou até mesmo uma confraternização para comemorar os resultados obtidos.

Demonstre gratidão aos colaboradores. Explicite que a empresa reconhece e valoriza a contribuição de cada um!

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CLM. BASE DE CONFIANÇA.

 

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