O Pós-pandemia e suas consequências psicológicas

É de se imaginar que a mudança intensa e repentina na vida da população mundial causaria um impacto emocional grande. Contudo, quais serão os efeitos do pós-pandemia? Tudo voltará ao normal ou o cenário de incerteza com o futuro se prevalecerá?

Conforme a Dra. Fernanda Moll, presidente do Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (IDOR), a pandemia de Covid-19 irá gerar consequências agudas ou de longo prazo, sendo elas neurológicas e psiquiátricas.

Ficou interessado em saber os efeitos que podem surgir e como estar preparado para eles? Continue a leitura!

Infelizmente, transtornos mentais determinados pela ansiedade são a terceira causa de afastamentos do trabalho no Brasil. Além disso, conforme o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), eles aparecem em torno de R$ 200 milhões em pagamentos de benefícios anuais.

Neste atual cenário repleto de fatores estressantes, os gestores e toda a equipe de Recursos Humanos devem ficar mais centralizados ao comportamento dos colabores. A perda de liberdade, preocupação com o desemprego, divórcios, sentimentos de raiva, solidão, tédio e desamparo são elementos que interferem diretamente na produtividade de qualquer indivíduo.

Há ainda os colaboradores que já apresentam indícios de ansiedade e depressão, podendo ser genéticos ou de quadros de estresse anteriores. Seja qual for o caso, eles podem ter mais chances de apresentarem sintomas ou crises psicológicas acentuadas.

A presença de uma pandemia caracterizada pela invisibilidade também acarreta e pretende continuar com desdobramentos negativos nos profissionais de saúde. Estes que estão na linha de frente e trabalham sob alto nível de exigência física e emocional, muitas vezes sem equipamento adequado de segurança, podem sofrer a longo prazo com essa situação.

A psicóloga Nayara Teixeira, gerente técnica na MAPA Avaliações, afirma que os cuidados com a saúde e o bem-estar devem ser prioridade, tornando-se um tópico a ser abordado constantemente em reuniões e conversas entre a equipe. A importância do autocuidado e de uma “pausa” na rotina deverá estar presente na comunicação institucional, nos grupos e nas redes sociais da empresa.

A CLM separou algumas ações que podemos ter para esse autocuidado tão importante. Confira a seguir:

  • Limite o uso das redes sociais e saiba quando desligar as notícias;
  • Pratique atividades físicas, respeitando o ritmo do seu corpo;
  • Tenha uma alimentação balanceada e beba muita água;
  • Procure dormir bem;
  • Cobre-se menos: Não seja autossuficiente e aprenda a pedir ajuda;
  • Relaxe e faça coisas que te dão prazer;
  • Busque autoconhecimento;

A CLM oferece serviços de teleconsulta psiquiátrica para o controle de estresse, ansiedade, depressão e irritabilidade em profissionais, nesse momento de atuação à distância. Quem trabalha com qualidade de vida, trabalha feliz e logo, trabalha melhor!

Confira a loja online da CLM, mostre que você valoriza sua equipe e garanta uma medida para auxiliar todos a lidarem com as dificuldades deste momento.

AVALIACÃO PSIQUIÁTRICA

CLM. BASE DE CONFIANÇA.

 

Related Posts

Leave A Reply