PGR: quais as mudanças?

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Com o objetivo de que o setor de Recursos Humanos e a empresa como um todo consigam fazer uma gestão melhor, o PGR está vindo para agregar mais informações sobre o gerenciamento de riscos.

Visa-se um bom mapeamento e a administração dos riscos que os colaboradores podem estar expostos dentro de seus ambientes de trabalho, desde galpões e fábricas, até escritórios e salas comerciais.

Confira a seguir o que é preciso atentar-se em relação ao PGR e suas mudanças na rotina das empresas.

 

Diretrizes e requisitos

O PGR será o documento que contém todas as informações referentes aos perigos e riscos envolvidos nas atividades da empresa, a fim de:

  • Identificar os perigos e possíveis lesões/agravos à saúde;
  • Avaliar os riscos de acordo com o nível;
  • Classificar os riscos e determinar as medidas de prevenção;
  • Implementar as medidas de acordo com a ordem de prioridade estabelecida;
  • Acompanhar o controle de riscos.

 

Gerenciamento de Riscos Ocupacionais  (GRO)

Com o intuito de orientar as empresas para atuar no mapeamento de risco, o GRO é uma norma que apresenta uma estrutura básica que não substitui, mas entra em harmonia com outras normas de Segurança e Saúde do Trabalho já vigentes. Podem ser citadas a NR 01, NR 07, NR 09 e NR 17 além da ISO 450001.

A NR 01 traz todas as orientações para a criação de um GRO nas empresas. Nele, constam uma série de ações a serem implantadas para prevenir e gerenciar melhor os riscos ocupacionais.

 

 

Medidas de prevenção em Saúde e Segurança no trabalho

As medidas de prevenção a serem introduzidas, aprimoradas ou mantidas devem ser indicadas no plano de ação, contendo as  ações que serão adotadas para eliminar, mitigar ou neutralizar os riscos encontrados no inventário de riscos, além de ser definido um cronograma, formas de acompanhamento e aferição de resultados.

O PGR precisa estar completamente integrado às demais ações e documentos previstos na legislação Segurança e Saúde do Trabalho, isso que garantirá um retorno positivo para a empresa e trabalhadores.

Para saber mais, continue nos acompanhando!

CLM. BASE DE CONFIANÇA.

 

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