Problemas que afetam a qualidade de vida dos colaboradores

A OMS (Organização Mundial de Saúde) define como qualidade de vida “a percepção do indivíduo de sua inserção na vida, no contexto da cultura e sistemas de valores nos quais ele vive e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações”. E completa: “envolve o bem-estar espiritual, físico, mental, psicológico e emocional, além de relacionamentos sociais, como família e amigos e, também, saúde, educação, habitação, saneamento básico e outras circunstâncias da vida.”

Colaboradores passam mais tempo no trabalho do que em seu próprio lar e por isso, Qualidade de Vida é um fator essencial para manter toda a equipe produtiva, motivada e conquistando os objetivos profissionais e empresariais.

Confira agora alguns dos principais problemas que afetam a qualidade de vida no ambiente de trabalho:

– AUSÊNCIA DE COMUNICAÇÃO
É extremamente importante proporcionar a comunicação interna de forma eficaz, atendendo às necessidades da organização, dos colaboradores envolvidos e seja acessível a todos tanto em âmbito horizontal quanto vertical.

– FALTA DE TREINAMENTO
É comum ver em diversas empresas que o treinamento não é tratado como algo valioso e urgente, fazendo com que os novos colaboradores aprendam “na prática” suas tarefas e atribuições. O ideal é que a empresa ofereça um treinamento padrão a todos os profissionais, desde novatos até aqueles com mais tempo “de casa”, garantindo mais segurança e confiança na realização das tarefas e consequentemente, reduzindo falhas.

 – AMBIENTE DESFAVORÁVEL
Um ambiente de trabalho ruim compromete a saúde do trabalhador de diferentes formas, sendo um dos problemas mais recorrentes a ergonomia. A falta de ergonomia adequada acarreta em doenças, acidentes, queda da produtividade e da concentração, reduzindo consideravelmente os resultados da empresa.
Para solucionar, são necessárias algumas mudanças no ambiente organizacional atribuindo móveis e equipamentos adequados, além de um layout mais apropriado.

– FALTA DE EQUILÍBRIO
A tecnologia é uma poderosa aliada na busca por uma comunicação de qualidade. Quando utilizada de forma inadequada, pode ser bastante prejudicial ao foco, concentração e resultados da equipe. Por este motivo, se faz necessário que os gestores estimulem os colaboradores a focarem nesse tipo de prática nos horários de descanso e lazer, mantendo a produtividade necessária durante o expediente.

Para resolver todas estas questões, é necessário realizar um planejamento para proporcionar Qualidade de Vida aos colaboradores.

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