Como a saúde mental dos colaboradores afeta a empresa

É natural perceber que quando o indivíduo está feliz, fica mais propenso a se dedicar ao trabalho e quando algum sentimento negativo o afeta, a vida pessoal é impactada e a profissional recebe respingos dessa insatisfação.

A OMS – Organização Mundial de Saúde, aponta que a depressão será a maior causa de ausência e transtornos no mundo até o ano de 2020 e esses dados já começam a ser sentidos no Brasil, onde o desequilíbrio mental é a principal causa de afastamento, apenas perdendo para a LER – Lesão por Esforço Repetitivo.

“De acordo com pesquisas da London School of Economics and Political Science (LSE) em oito países, sendo eles: Brasil, Canadá, China, Japão, Coreia, México, África do Sul e EUA, a depressão custa às nações em torno de US$ 246 bilhões ao ano, por conta do afastamento do colaborador e/ou dias longe do trabalho.”

Portanto, organizações que abordam a Qualidade de Vida em suas campanhas publicitárias, precisam também olhar para o ambiente interno e estimular o bem-estar de seus colaboradores pois assim, se destacarão da concorrência com uma equipe preparada para conquistar os objetivos estabelecidos. A equação é simples: Colaborador desmotivado e com a saúde mental em péssimas condições, não cumprirá com as tarefas da mesma maneira que faria se estivesse em bom estado de saúde. E o resultado disso é a queda nos resultados da empresa. Por isso, é necessário observar atentamente os fatores e tomar decisões que possam reverter esse problema.

Para prolongar a saúde mental no trabalho e evitar o desenvolvimento de doenças ocupacionais, aqui vão algumas dicas:

1. RESPEITAR
De nada adianta respeitar apenas a diretoria e tratar mal os colaboradores. Isso é “um tiro no pé”, acredite. A equipe fornece um resultado muito melhor quando se sente a vontade no ambiente de trabalho, cumprindo os deveres com satisfação e bem-estar.  Portanto, como sabemos que a retenção de talentos e a gestão de pessoas é um desafio a cada nova geração, gerencie os colaboradores com os pés na realidade e metas possíveis, evitando problemas futuros como o turnover.

2. DELEGAR
Saber delegar sem sobrecarregar a equipe, implica e muito no resultado final. Para conseguir distribuir as tarefas sem deixar um membro com mais deveres do que outros, prefira criar um planejamento e esteja sempre promovendo reuniões constantes para alinhar o que está em andamento, finalizado, etc. Pergunte quanto tempo cada um precisa para terminar determinada tarefa e assim, será possível organizar o ambiente sem gerar estresse.

3. DESCONTRAIR
Estimular pequenas pausas para alongar-se e promover encontros como Happy Hours ou comemorações em épocas sazonais, faz com que o ambiente fique descontraído e mais saudável conquistando retornos positivos, com colaboradores sentindo-se cada vez mais valorizados e parte da empresa.

Para que os resultados possam ser ainda mais notáveis dentro da organização, é importante adotar o hábito de estar sempre alinhado com os colaboradores e desenvolver maneiras de cuidar da saúde mental da equipe. Quando a empresa decide iniciar um Programa de Qualidade de Vida  na empresa, isso deixa de ser um gasto e passa a ser um investimento! Uma equipe feliz está automaticamente motivada a dar o seu melhor e gerar resultados com qualidade e produtividade.

Quer alcançar esses resultados? A CLM reparou um ebook GRATUITO que vai ajudar você a implantar um Programa de Qualidade de Vida para seus funcionários. Baixe agora mesmo o seu e aproveite!

BAIXE AGORA SEU EBOOK!

Curta, compartilhe e marque seus amigos que se preocupam com a saúde e bem-estar!

CLM. BASE DE CONFIANÇA.

Related Posts

Leave A Reply