Saúde da mulher – Outubro Rosa

Se não somos mulheres, amamos alguma. Seja ela mãe, esposa, filha, avó, tia, etc.
Cuidar da saúde de quem amamos, é essencial. Alertar, ainda mais.

O Outubro Rosa, empresta voz a este cuidado que não deve acontecer apenas no mês de conscientização, mas durante todo o ano. É preciso educar mulheres sobre os cuidados com a saúde e mostrar a importância desse ato.

“De acordo com o INCA – Instituto Nacional de Câncer, o Câncer de Mama no Brasil é o que mais acomete as mulheres no país. Estima-se para 2019, 59.700 novos casos, o que representa uma taxa de incidência de 51,29 casos por 100 mil mulheres.

Ainda segundo o INCA, reduzir em torno de 28% o risco de desenvolver o câncer de mama, é possível! Para isto, confira como fazer o auto exame:

Fique atenta aos seguintes sintomas:

– Nódulo fixo e indolor: Principal manifestação da doença,
presente em 90% dos casos quando o câncer é percebido pela própria mulher;
– Pele da mama avermelhada ou retraída;
– Alterações no mamilo e escape de líquidos anormais;
– Nódulos nas axilas ou pescoço;

A suspeita deve ser confirmada através de exames clínicos, exames de imagens como mamografia, ultrassonografia ou ressonância magnética. A confirmação é feita por meio de biópsia e acompanhamento do médico especialista, retirando um fragmento do nódulo suspeito e enviando para análise posterior.

Falando agora sobre tratamento, este depende da fase em que a doença se encontra e do tipo do tumor. Podem ser necessárias cirurgias, radioterapia, quimioterapia, hormonioterapia e terapia biológica, entre outros. É importante citar que quem definirá qual estratégia será mais adequada, é o médico especialista.

Caso você perceba qualquer um dos sintomas citados, não tenha medo: Procure ajuda médica! O diagnóstico precoce auxilia nas chances de cura, sendo extremamente maiores para a paciente, chegando em torno de 95%.

Por isso, cuide de sua saúde. Ela é seu bem mais precioso!

No site do INCA, você encontra uma relação de hospitais que oferecem tratamento gratuito e aumentam ainda mais as chances de cura! Confira no link: https://www.inca.gov.br/onde-tratar-pelo-sus

E para mulheres que foram diagnosticadas ou estão enfrentando esta fase: Não desistam!
Você já chegou até aqui e está repleta de pessoas que te amam à sua volta. Mulheres guerreiras, vitoriosas e corajosas são inspiração para todas neste mês que visa a saúde feminina.

Outubro Rosa. A CLM apoia esta causa.

CLM. BASE DE CONFIANÇA.

Fonte: https://www.inca.gov.br/tipos-de-cancer/cancer-de-mama

Related Posts

Leave A Reply