Saúde do Homem

No mês passado, abordamos assuntos sobre o Outubro Rosa e evidenciamos a importância dos cuidados com a saúde da mulher. Com os homens, não é diferente. Novembro Azul foi pensado com uma forma de estimular o homem a cuidar de sua saúde, propagando a importância da prevenção e do diagnóstico precoce.

O Câncer de próstata é um dos mais frequentes entre os homens e embora seja uma doença considerada comum, grande parte da população masculina evita conversar sobre este assunto.

“De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros. Até o final do ano, a estimativa é que mais de 68 mil casos da doença sejam diagnosticados no Brasil. Apenas no Paraná, dados preliminares mostram 990 mortes causadas por câncer de próstata em 2018.”

SINTOMAS DO CÂNCER DE PRÓSTATA:
Na fase inicial, o câncer de próstata pode não apresentar sintomas e, quando apresenta, são:

  • dificuldade de urinar ou demora para começar/terminar;
  • necessidade de urinar mais vezes que o normal;
  • sangue na urina;
  • diminuição do jato de urina.


Para confirmar o câncer de próstata é preciso fazer uma biópsia. Nesse exame são retirados pedaços muito pequenos da próstata para serem analisados no laboratório. A biópsia é indicada caso seja encontrada alguma alteração no exame de PSA ou no toque retal. 

É importante ressaltar que realizar o exame regularmente como forma de prevenção, ajuda a identificar o câncer em sua fase inicial, aumentando as chances de sucesso do tratamento e cura da doença.

A escolha do tratamento é feita individualmente, pelo médico que acompanha o paciente. O profissional define os riscos, benefícios e melhores resultados para cada caso, conforme estágio da doença e condições clínicas do paciente.

Cuide da sua saúde!

Caso perceba qualquer sintoma ou alteração em sua rotina, entre em contato com seu médico e nunca se automedique.

A CLM apoia o Novembro Azul.

CLM. BASE DE CONFIANÇA.

Related Posts

Leave A Reply