Problemas de saúde x Produtividade no trabalho

Imprevistos acontecem e por isso, é natural presenciar em algum momento, colaboradores com problemas de saúde. Este acontecimento causa transtornos para o profissional afetado, e também para a empresa.

Aquele momento em que bate um resfriado, dores no corpo ou algum outro sintoma de que algo não está bem no organismo, é completamente desagradável. Todos já passaram por isso e nessas circunstâncias, não é possível fazer nada produtivo.
Temos a impressão de que a procrastinação se torna mais presente e o corpo pede por repouso, por um tempo para se recuperar. E aí, do outro lado, a empresa sofre com a ausência de um profissional na equipe, atrasos, turnover, elevação da taxa de sinistros do plano de saúde, sobrecarga de outros membros da equipe e diversos fatores negativos. 

“Uma pesquisa recente, realizada pela GALLUP, apontou que em torno de 85% da força de trabalho global não está engajada. O efeito disso, é uma perda inestimável de investimento e tempo. Além do mais, a visita do estresse, doenças, acidentes e aumento da taxa de turnover, são inevitáveis.

Dado este cenário, como resolver a situação de Problemas de Saúde X Produtividade no Trabalho? Pessoas motivadas são consequentemente mais produtivas e por isso, possuem a energia necessária para planejar suas tarefas e contribuir positivamente com a empresa.

Mas para encontrar o “foco do problema”, é preciso ponderar. Profissionais motivados possuem o talento natural para equilibrar todos os âmbitos de sua vida. Já aquele colaborador workaholic, que não costuma dormir bem e nem cuidar da saúde, certamente terá problemas como estresse e outras complicações. Por isso, não é possível medir a saúde de um membro da equipe através dos resultados que ele entrega. Precisamos ir além.

Confira algumas dicas para encontrar a resposta para esta questão:

– DIÁLOGO
Caso perceba que algum colaborador não se sente bem, converse. É importante entender se ele está enfrentando algum problema de saúde ou se há algum outro fator interno na empresa que tem ofertado tal desmotivação.

– PRAZOS
Estipulando prazos para as tarefas serem cumpridas, você garante que sua equipe cuidará de cada dever de forma organizada, sem afobação ou estresse, garantindo o equilíbrio não só dentro da empresa, mas na vida pessoal dos envolvidos.

– ESTIMULE A QUALIDADE DE VIDA!
Dormir melhor, alimentar-se bem e praticar exercícios físicos, são ótimas opções para otimizar o bem-estar e essa prática, reflete positivamente no ambiente de trabalho. 

Estes são alguns pontos onde você, Gestor, pode começar a abordar a fim de otimizar a Qualidade de Vida e diminuir os efeitos negativos no ambiente de trabalho.

CLM. BASE DE CONFIANÇA.

Fonte: https://www.gallup.com/workplace/229424/employee-engagement.aspx

Related Posts

Leave A Reply