Hipertensão, AVC e Diabetes – Como você se previne?

Olá, bem-vindo ao Blog da CLM!
Um novo mês se inicia e sim: Já estamos no meio de 2019! Com esse ritmo acelerado, nos encontramos sempre preocupados com o trabalho, estudos e família, nos esquecendo de nós mesmos. Infelizmente isso é bem comum e um erro gravíssimo. Dentre os diversos problemas de saúde que podemos desenvolver com essa autonegligência, hoje vamos falar sobre Hipertensão, AVC e Diabetes. Como você tem se prevenido?

São doenças distintas, mas que também possuem ligação entre si.
A Hipertensão, por exemplo, pode ser desencadeada com o stress excessivo no trabalho. Em um cenário nada agradável como este, o corpo libera cortisol e adrenalina, fazendo com que a pressão arterial suba e é aí, que as pessoas com hipertensão correm perigo. E com a prática do stress cada vez mais frequente, quem não possui pressão alta, pode desenvolver. Aproveitando esse assunto, você sabia que dados na área da saúde apontam a pressão alta como principal causa evitável do AVC?
O aumento de pressão em pessoas hipertensas dificulta a circulação do sague, tornando-se um fator de risco para os derrames acontecerem. Além de que, outras possíveis causas do AVC são: Diabetes, colesterol alto, tabagismo, sedentarismo, má alimentação e obesidade.

“…Em 11 anos, o diagnóstico médico de hipertensão aumentou consideravelmente na população adulta. De acordo com o Sistema de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (VIGITEL) de 2017, a prevalência de hipertensão passou de 22,6% em 2006 para 24,3% em 2017. A doença tende a aumentar com a idade, chegando a 60,9% entre adultos com 65 anos ou mais. E foi menor entre pessoas com maior escolaridade, notificando 14,8% entre pessoas 12 anos ou mais de estudo. Ainda de acordo o presente estudo, as mulheres ainda continuam sendo maioria no diagnóstico de hipertensão quando comparado aos homens, tendo registrado 26,4% contra 21,7% para eles.
A hipertensão é uma doença crônica caracterizada pelos níveis elevados da pressão sanguínea nas artérias. Ela faz com que o coração exerça esforço maior do que o normal para distribuir o sangue pelo corpo. É um dos principais fatores de risco para a ocorrência de acidente vascular cerebral, infarto, aneurisma arterial e insuficiência renal e cardíaca. Para a prevenção da doença, o Ministério da Saúde recomenda que a população adote hábitos saudáveis, além da redução do consumo de sal.”

Tudo está interligado e cuidar da saúde é muito importante. Um problema não tratado, pode dar origem a outro e assim por diante. Sabemos que a rotina acelerada nos faz adiar as consultas médicas, porém, um diagnóstico precoce auxilia no combate a essas complicações ou nas orientações a fim de preveni-las antes mesmo de começarem.

A boa notícia, é que você pode começar a se prevenir hoje mesmo.

– Pratique exercícios, retome aquele hobbie que você gosta. O importante é ter incentivo para se exercitar;
– Alimente-se bem, adicionando em seu cardápio dietas saudáveis e balanceadas;
– Tenha uma noite de sono tranquila, que te prepara para o dia seguinte sem aquela sensação de cansaço acumulado;
– Faça exames regularmente, mesmo sentindo que não há nada errado afinal, sem saúde toda sua rotina será comprometida.

Essas dicas valem para todos, mas você sabe como anda a saúde dos seus colaboradores? A CLM, está sempre preocupada em oferecer o melhor para sua empresa e sabe que uma equipe saudável, traz resultados para seu negócio e está sempre motivada a alcançar os objetivos.

Uma dica importante, é contar com a Gestão de Ambulatório em sua empresa. Dessa forma, você consegue gerenciar a saúde de seus colaboradores através de uma equipe especializada e treinada, tendo à sua disposição praticidade e cuidado, retendo talentos em sua equipe.

CLM. BASE DE CONFIANÇA.

FONTE: http://portalms.saude.gov.br/noticias/agencia-saude/43123-um-em-cada-quatro-brasileiros-adultos-dizem-ter-diagnostico-medico-de-hipertensao

Related Posts

Leave A Reply