Como identificar riscos na sua empresa?

Você sabe o que são os riscos ambientais no trabalho? Eles se referem a fatores químicos, físicos, biológicos e ergonômicos que afetam o trabalhador durante o exercício de sua função. Compreender e analisar quais os riscos presentes em sua empresa é essencial para o planejamento das medidas de Medicina e Segurança do Trabalho.

Os riscos presentes no ambiente de trabalho foram instituídos pela NR-09, garantindo a preservação da saúde física e psicológica do trabalhador diante dos fatores encontrados no ambiente profissional.
Dentro dessa norma, os riscos foram classificados nos seguintes grupos:

GRUPO VERDE: ruídos, vibrações, radiações ionizantes e não-ionizantes, frio, calor, pressões anormais, umidade;
GRUPO VERMELHO: poeira, fumos, névoas, neblinas, gases, vapores, produtos químicos em geral;
GRUPO MARROM: vírus, bactérias, protozoários, fungos e parasitas.

Essa lista varia de acordo com a atividade exercida em sua organização. É importante também analisar e determinar a intensidade com que seus colaboradores estão em contato com esses riscos, elaborando um planejamento adequado.
Por isso, sua empresa precisa contar com o PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional).

Esse programa tem caráter de prevenção, rastreando e diagnosticando os possíveis danos a saúde relacionados ao trabalho, constatando doenças profissionais ou problemas irreversíveis para saúde dos trabalhadores.
Se a sua empresa não executa um PCMSO adequado e desenvolve constantemente ações de intervenção, poderá ter problemas como:

Multas do Ministério do Trabalho
Se em fiscalizações feitas pelo Ministério do Trabalho houver ausência do PCMSO, a empresa sofrerá multas com graduação em função do número de empregados e do índice de infração.


– Ações de indenização na Justiça do Trabalho

Quando ações de indenização são cobradas na Justiça Federal por empregados que aleguem ter contraído doença ocupacional durante o contrato de trabalho.

– Responsabilidade criminal das doenças ocupacionais
Na comprovação de uma doença ocupacional ou de um acidente sem o respaldo do PCMSO, os responsáveis pela empresa também podem ser responsabilizados criminalmente pelo acidente, levando até mesmo à prisão.

O PCMSO deve ser realizado por empresa confiável.
A CLM conta com uma equipe de profissionais da saúde que auxiliam na prevenção do desenvolvimento de doenças profissionais através de um plano de ação personalizado para sua organização.

CLM. BASE DE CONFIANÇA.

Related Posts

Leave A Reply