Como resolver o Presenteísmo?

Você sabe o que significa? Esse nome curioso é dado a uma situação desagradável e mais comum do que se imagina. Você com certeza já observou que algum funcionário está fisicamente na empresa mas procrastina e adia tarefas, notificando que a concentração e a produtividade requeridas para exercer sua função não estão presentes.

O Presenteísmo acontece silenciosamente no ambiente de trabalho, e de diversas formas: Afobação para terminar logo uma tarefa e ficar “livre”, vontade de ir embora constante sem nem ao menos se preocupar com a qualidade do material entregue, etc. Todos conhecem aquele tipo de colaborador que sempre diz: “Falta muito para o horário de saída? E para sexta-feira?”. Claro que em muitos casos essa é uma brincadeira para descontração porém, funcionários que contam as horas para finalmente sair do trabalho ou conduzem a rotina “de qualquer jeito”, aumentam a probabilidade de possíveis erros e problemas sérios na organização como um todo.
E até mesmo aquele funcionário que faz todas as tarefas de forma impecável e profissional, acaba sendo lesado por seu colega portador do Presenteísmo, tendo que se sobrecarregar de tarefas que não o pertencem para manter o equilíbrio em seu setor.

Um funcionário improdutivo, que afeta o clima organizacional com sua falta de motivação, acaba “contaminando” o restante da equipe além de gerar desgaste para si e prejuízos para a empresa.
Atenção gestores: Atente-se aos sinais! É fácil perceber que mesmo com a equipe completa, o rendimento tem sido abaixo do esperado. Essa é a hora de analisar mais a fundo e pensar em como solucionar antes que traga danos irreversíveis.

Aqui vão alguns sintomas do Presenteísmo:

-Trabalho acumulado mesmo com equipe completa;
-Motivação zero em um ou mais colaboradores;
-Falta de atenção às tarefas pertinentes ao cargo;
-Reuniões nada produtivas, desgastando ainda mais o clima;
-Discussões rotineiras e sem causa relevante.

Prevenindo e corrigindo esse problema, a qualidade de vida de todos os envolvidos e o alcance dos resultados da empresa serão possíveis a todos.
Agora, mais uma dica importante: Invista em benefícios e serviços de assistência médica para colaboradores! Além disso, promova também treinamentos, incentivos e reconhecimento para auxiliar no retorno da motivação de toda a equipe.

Já conhece o Programa de Qualidade de Vida da CLM? É um programa que pretende gerar uma autoavaliação de estilo de vida do colaborador onde ele mesmo responde um questionário online ou escrito, contendo protocolos técnicos sobre stress, hábitos alimentares, sedentarismo, drogas e etc.
Para as empresas clientes de Seguro Saúde ou Odonto, a primeira etapa é gratuita! Assim, será possível criar um programa de qualidade de vida sob medida e mapear quais os pontos necessitam de atenção acabando de vez com o Presenteísmo.
Contamos com diversas opções:

– Stand de saúde e palestras;
– Ginástica Laboral;
– Blitz de postura;
– Combate ao sedentarismo e muito mais!

Investir em qualidade de vida beneficia os colaboradores e a organização, que demonstra acreditar nesses profissionais. Baixe agora gratuitamente o ebook e fique por dentro do nosso programa de Qualidade de Vida.

Dê um passo em busca da produtividade de sua empresa e colaboradores acessando nosso material:
http://clm-med.rds.land/ebook-gratuito-qualidade-de-vida

Conte com a CLM para auxiliar nessa tarefa! Aceita o desafio?

CLM. BASE DE CONFIANÇA.

Related Posts

Leave A Reply