Dicas para medir a satisfação no trabalho
Medir a satisfação no trabalho é um desafio para os Gestores. Muitos colaboradores estão insatisfeitos com o seu trabalho e, ao invés de procurarem respaldo de seu superior, abandonam o cargo causando prejuízos tanto para a organização (gerando transtornos de sobrecarga para a equipe) quanto para si próprios (tendo que arcar com as consequências de suas atitudes impulsivas).
“Estudos realizados pelo Instituto Locomotiva, aponta que 56% dos trabalhadores CLT se sentem insatisfeitos com seu emprego. Este dado resulta em aproximadamente 18,7 milhões de colaboradores em busca de alegria no trabalho”.
A questão é que as pessoas são diferentes, assim como suas ambições e objetivos. Como medir a satisfação e implantar medidas que proporcionem um ambiente agradável para todos? Acompanhe:
ANÁLISE ORGANIZACIONAL
Se as taxas de absenteísmo e turnover subiram e você, Gestor, tem percebido colaboradores reclamando com frequência ao realizar as tarefas, então você tem pessoas insatisfeitas na equipe. E basta alguém começar a expor sua insatisfação para contaminar o ambiente e desmotivar todos os outros membros. O mais importante é analisar caso a caso e mostrar-se presente para que você possa “sentir” onde está o foco do problema, passando mais segurança para todo ambiente interno.
REUNIÕES FREQUENTES
Reunir colaboradores é uma excelente dica para manter todos engajados e “falando a mesma língua”. Mostrar os resultados da empresa, onde pretendem chegar e quais as metas posteriores, ajuda a motivar e reter talentos. Profissionais que se sentem valorizados são peças fundamentais para a empresa, já que não irão procurar novas oportunidades. Por isso, praticar o diálogo e a transparência, são atitudes fundamentais de um Gestor que pretende prevenir a insatisfação no trabalho.
QUALIDADE DE VIDA
Satisfazer os colaboradores parece mesmo desafiador, mas a resposta pode ser mais simples do que imaginamos. Gestor, ofereça um espaço de trabalho confortável e agradável para a execução das tarefas, além de mobiliário adequado e ergonômico, pausas para relaxar e estímulo ao trabalho em equipe.
Para colocar em prática esta estratégia, procure utilizar as dicas anteriores: Pergunte, reúna os membros da equipe! Ninguém melhor que os profissionais que estão ali diariamente, para propor o que deve ser mudado.
Estes são alguns tópicos estratégicos para que você, Gestor, possa medir a satisfação de seus colaboradores e conquistar resultados positivos para sua empresa afinal, colaboradores felizes produzem mais e com maior qualidade.
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