Dicas para medir a satisfação no trabalho

Medir a satisfação no trabalho é um desafio para os Gestores. Muitos colaboradores estão insatisfeitos com o seu trabalho e, ao invés de procurarem respaldo de seu superior, abandonam o cargo causando prejuízos tanto para a organização (gerando transtornos de sobrecarga para a equipe) quanto para si próprios (tendo que arcar com as consequências de suas atitudes impulsivas).

“Estudos realizados pelo Instituto Locomotiva, aponta que 56% dos trabalhadores CLT se sentem insatisfeitos com seu emprego. Este dado resulta em aproximadamente 18,7 milhões de colaboradores em busca de alegria no trabalho”.

A questão é que as pessoas são diferentes, assim como suas ambições e objetivos. Como medir a satisfação e implantar medidas que proporcionem um ambiente agradável para todos? Acompanhe:

ANÁLISE ORGANIZACIONAL
Se as taxas de absenteísmo e turnover subiram e você, Gestor, tem percebido colaboradores reclamando com frequência ao realizar as tarefas, então você tem pessoas insatisfeitas na equipe. E basta alguém começar a expor sua insatisfação para contaminar o ambiente e desmotivar todos os outros membros. O mais importante é analisar caso a caso e mostrar-se presente para que você possa “sentir” onde está o foco do problema, passando mais segurança para todo ambiente interno.

REUNIÕES FREQUENTES
Reunir colaboradores é uma excelente dica para manter todos engajados e “falando a mesma língua”. Mostrar os resultados da empresa, onde pretendem chegar e quais as metas posteriores, ajuda a motivar e reter talentos. Profissionais que se sentem valorizados são peças fundamentais para a empresa, já que não irão procurar novas oportunidades. Por isso, praticar o diálogo e a transparência, são atitudes fundamentais de um Gestor que pretende prevenir a insatisfação no trabalho.

QUALIDADE DE VIDA
Satisfazer os colaboradores parece mesmo desafiador, mas a resposta pode ser mais simples do que imaginamos. Gestor, ofereça um espaço de trabalho confortável e agradável para a execução das tarefas, além de mobiliário adequado e ergonômico, pausas para relaxar e estímulo ao trabalho em equipe. 

Para colocar em prática esta estratégia, procure utilizar as dicas anteriores: Pergunte, reúna os membros da equipe! Ninguém melhor que os profissionais que estão ali diariamente, para propor o que deve ser mudado.

Estes são alguns tópicos estratégicos para que você, Gestor, possa medir a satisfação de seus colaboradores e conquistar resultados positivos para sua empresa afinal, colaboradores felizes produzem mais e com maior qualidade.

Para complementar este artigo, a CLM preparou um ebook GRATUITO sobre Qualidade de Vida, mostrando como você poderá implantar este programa e melhorar ainda mais o ambiente interno da organização.

Clique no botão e baixe agora mesmo o seu!

>> QUERO MEU EBOOK <<

CLM. BASE DE CONFIANÇA.

Fonte: http://g1.globo.com/economia/blog/thais-heredia/post/56-dos-trabalhadores-formais-estao-insatisfeitos-com-o-trabalho-revela-pesquisa.html

 

 

Related Posts

Leave A Reply