Como manter sua empresa ativa no período de baixa procura

A queda nas vendas é quase inevitável em alguns momentos para todos os tipos de negócio. Nós sabemos que uma empresa não vive só de boas fases, principalmente em períodos de adversidade! Nesse cenário, é preciso buscar alternativas viáveis para se manter ativo e competitivo no mercado. Pensando nisso, separamos algumas opções de como manter em ativa a sua organização, em tempos de crise. Boa leitura!

 

Identificar as Razões do Problema e Buscar Soluções

O que fez com que as minhas vendas caíssem? E o que preciso fazer para voltar a vender bem e aumentar o faturamento? Num cenário de crise, é importante que o empresário assuma o controle da situação e não se coloque na posição de vítima.

Para superar a crise na sua empresa, é necessário saber quais são exatamente os seus efeitos sobre o negócio. É preciso agilidade no diagnóstico do que está acontecendo, para identificar o que deve ser feito.

  1. Comunicação Interna e Externa

Dar atenção à comunicação interna é fundamental para acelerar as atividades na empresa e fortalecer o trabalho em equipe, mesmo ela estando em home office. Isso pode ser realizado com o uso de plataformas para a comunicação com outros colaboradores, reduzindo a burocracia no cotidiano e nas interações laborais e facilitando a vida de gestores e funcionários.

Um ponto de deficiência em muitos empreendimentos é a falta de uma divulgação eficiente para investir na retenção dos clientes que já compram de você. Para isso, nada melhor do que realizar investimentos em comunicação com esse grupo de consumidores.

É um trabalho que exige tempo e bastante estratégia, pois não se trata apenas de realizar anúncios publicitário, mas também gerar informação que ajude o cliente no seu dia a dia, como os benefícios daquele serviço.

 

  1. Invista em Tecnologia

Isso vai tornar seus processos mais ágeis, reduzindo custos operacionais e desnecessários, elevando a qualidade dos serviços e a produtividade de suas equipes.

Preparar um comércio eletrônico próprio é uma tarefa árdua. Por isso, montar o chamado marketplace, que conecta os empreendedores aos consumidores finais, pode se tornar uma boa ideia de negócio.

Uma alternativa é criar um aplicativo para ser usado por empresas de entrega ou ainda remanejar a possiblidade de seu serviço ser usado por e-commerces, permitindo um envio mais rápido para esses clientes.

 

  1. Diferencie-se

Numa crise que envolve todo o país, as empresas não lidam apenas com suas variáveis internas, mas também com fatores que elas não podem controlar. Por isso, estude uma forma de diferenciar seu produto dos concorrentes.

Acompanhe casos de empresas que estão crescendo fortemente porque se diferenciaram de alguma com seu produto ou serviço. Tenha também o cuidado de rever crises anteriores e as respostas de organizações nacionais ou internacionais no mercado, isso é uma ótima opção para avaliar o que já foi feito, e o que ainda não foi pensado, mas tem chances de ser um diferencial.

 

  1. De Olho na Concorrência

Seguindo a dica anterior, manter-se atualizado sobre o que seus concorrentes têm feito é indispensável. Novas tecnologias, metodologias e estratégias surgem constantemente para vários setores de lojas.

Tenha convicção para dar um passo necessário, pois fica evidente que pequenas correções de rota podem fazer a diferença no seu setor, inclusive garantindo a fidelização do seu cliente.

É necessário compreender que essa reformulação pode levar um tempo para atingir a capacidade esperada, sendo que a paciência precisa ser redobrada em um período de instabilidade financeira. Assim, quando atravessar uma crise, a empresa chegará fortalecida ao final desse período de dificuldades.

 

  1. Economize

Corte custos, reduza estoque, diminua sua estrutura, alongue os prazos de suas dívidas. Se sua empresa está sofrendo com pouca liquidez, é hora de focar no que ela faz melhor.

Promoções são uma ótima forma de atrair clientes e de mantê-los fiéis à sua loja, além de serem uma opção de garantia que seu produto ou serviço será vendido. Criar um clube de benefícios também é uma ótima alternativa, você passa a conhecer seus clientes e saber o que eles realmente querem comprar. Nessa estratégia existirão dois preços, um para quem é cadastrado no clube e o outro para quem não é.

No início do mês você pode enviar ofertas especiais para os clientes ativos, como novidades. Ao fim do mês, promoções dos produtos que não foram vendidos, ou os queridinhos dos seus clientes, podem garantir uma margem de lucro esperada.

 

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