Como minimizar a falta dos colaboradores no trabalho?

Falta de colaboradores no trabalho afeta não só o setor desfalcado, mas a empresa de modo geral. Como minimizar as faltas e fazer com que a empresa atue completa, em busca dos objetivos estabelecidos? Continue lendo o artigo de hoje, a CLM preparou dicas incríveis para você.

Imagine que cada colaborador possui uma bexiga (tarefa) e a joga para o alto, segurando-a quando cai em mãos e repetindo esse processo constantemente.
Quando um colega de trabalho se ausenta, alguém precisa cuidar de duas bexigas, ou talvez três, quatro…O resultado disso? Colaboradores sobrecarregados com tarefas de colegas faltantes e consequentemente, desmotivados e nada produtivos devido a carga que possuem em mãos.

O absenteísmo apresenta diversas fórmulas que servem como base para apuração das metas aplicadas na avaliação do desenvolvimento.
Horas de falta ou absenteísmo voluntário:

  1. faltas injustificadas ao trabalho;
  2. atrasos, saídas antes do término ou no meio da jornada de trabalho (artigo 58 da CLT);
  3. suspensões disciplinares (artigo 482 da CLT);
  4. perdas de descanso semanal remunerado (Lei nº 605/1949, cuja regulamentação se deve ao Decreto nº 27.048/1949);
  5. horas de atestado ou de absenteísmo involuntário como determinado a seguir: atestados médicos integrais ou parciais do funcionário (artigo 11 do Decreto nº 27.048/1949, provocados por doenças simples (artigo 12 do Decreto nº 27.048/1949), ocupacionais ou acidentes no trabalho (anexo IV do Decreto nº 3.049/1999);
  6. atestados médicos completos ou parciais para o acompanhamento dos filhos ao médico (Precedente Normativo nº 95 do TST, Tribunal Superior do Trabalho).

Infelizmente, esse cenário é frequente nas empresas, mas a boa notícia é que pode ser revertido com simples ações.
Listamos abaixo algumas formas de minimizar as faltas no trabalho:

– Diálogo
Caso tenha notado que algum colaborador anda se ausentando demais sem motivos aparentes, chame-o para conversar. É necessário também estar por perto sempre que possível, mostrando-se acessível a sua equipe pois assim, todos se sentirão à vontade para conversar sobre algum problema, e assim será mais fácil solucionar. Faça também com que as reuniões de equipe sejam frequentes, para que não haja ruídos internos e futuros desentendimentos.

– Reconhecimento
O reconhecimento pode parecer natural quando alguém demonstra pontos positivos em alguma tarefa, mas também trata-se de uma forma de expor o quanto aquele colaborador é importante para e a empresa e quando falta, acaba desorganizando toda a rotina. Valorize sua equipe!

– Use ferramentas fora do comum
Que tal fazer uso de ferramentas inusitadas? Estimule seus colaboradores a não chegarem atrasados! Conceda um vale-folga ou algum outro benefício aos empregados que não se ausentaram em determinado período. Um bolo? Happy Hour? Aqui a criatividade é bem-vinda! Mas, antes de tudo, converse com o setor jurídico da empresa para que essa ação não seja vista pela equipe como uma espécie de “chantagem” ou algo do tipo. Estimule a busca por metas e essas pequenas recompensas. Certamente os resultados vão melhorar!

– Promova Qualidade de Vida!
Como falamos durante todo esse mês, a qualidade de vida e o bem-estar do funcionário são investimentos poderosos para sua empresa por é a partir daí, que os resultados serão alcançados. Reduzir o stress, oferecer um ambiente de trabalho sem riscos e com bom clima organizacional, traz ainda mais disposição ao exercer as funções. Pequenas atitudes que fogem da rotina da empresa como: Palestras, atividades que prezam o bem-estar, entre outros, diminuem as faltas e consequentemente os atestados médicos!

E aproveitando esse assunto, a CLM gostaria de convidar você para baixar um ebook gratuito de Qualidade de Vida, para que você possa aplicar essas dicas hoje mesmo e otimizar o bem-estar de seus colaboradores e conquistar os resultados esperados.

Baixe agora o seu e diga adeus ao Absenteísmo!

CLM. BASE DE CONFIANÇA.

FONTE: https://www.jusbrasil.com.br/topicos/10759954/artigo-58-do-decreto-lei-n-5452-de-01-de-maio-de-1943

Related Posts

Leave A Reply