A importância de cuidar da saúde mental dos colaboradores

Muitos gestores ainda não percebem as consequências dos danos à saúde mental que são sentidos tanto pelos próprios colaboradores e até mesmo pela empresa, que sofre com o impacto na produtividade e, consequentemente, no faturamento.

Mas então, como é possível cuidar da saúde mental dos colaboradores?

O primeiro passo é identificar as situações nas empresas que podem funcionar como um gatilho de um transtorno mental.
As mais comuns são:

– Carga de trabalho elevada ao extremo;
– Tarefas inadequadas às competências de colaboradores;
– Falta de clareza das funções e objetivos da empresa;
Comunicação ineficaz e falta de apoio dos líderes;
– Políticas inadequadas de saúde e segurança;
– Bullying e o assédio psicológico.

Mesmo em meio a diversos fatores negativos que podem ocasionar problemas à saúde mental, a boa notícia é que existem maneiras de promover um ambiente muito mais favorável para qualidade de vida e bem-estar. Confira alguns deles:

– AMBIENTE DE TRABALHO
Promover um ambiente de trabalho confortável, gestores envolvidos aos objetivos e também aos desejos profissionais dos colaboradores é um ótimo ponto de partida para manter a saúde mental da equipe satisfatória. Dessa forma, os colaboradores se sentem valorizados e incentivados a buscar o desenvolvimento pessoal e organizacional.

– BENEFÍCIOS
Ainda que o ambiente de trabalho seja bom e que a empresa ofereça itens de qualidade para o exercício das tarefas, o salário ainda é um fator satisfatório para os colaboradores. Dessa forma, é importante que os gestores invistam em pacotes de benefícios e remuneração compatível com cada cargo, mantendo a equipe engajada e comprometida com as metas empresariais.

– ACOMPANHAR BEM-ESTAR
Fique de olho no clima organizacional e faça do feedback, uma prática frequente.
Procure realizar avaliações mais amplas e completas de bem-estar, levando em consideração questões pessoais, emocionais, físicas e socioambientais. É importante também analisar os resultados, promover ações para amenizar e evitar problemas.

– ESTRATÉGIA DE GESTÃO EM SAÚDE
Gestão em saúde e qualidade de vida no ambiente de trabalho traz bons resultados para a organização. Por isso, é essencial que o gestor faça uma análise completa do perfil de saúde dos colaboradores entendendo quais são os problemas de saúde mais recorrentes e que impactam a rotina da empresa. Tendo como base todos os tópicos descritos neste conteúdo, é possível planejar a implementação de estratégias mais acertadas e que promovam resultados.

Quando a empresa decide iniciar um Programa de Qualidade de Vida  na empresa, isso deixa de ser um gasto e passa a ser um investimento! Uma equipe feliz está automaticamente motivada a dar o seu melhor e gerar resultados com qualidade e produtividade e com isso, a saúde mental é recuperada!

Quer alcançar esses resultados? A CLM reparou um ebook GRATUITO que vai ajudar você a implantar um Programa de Qualidade de Vida para seus funcionários. Baixe agora mesmo o seu e aproveite!

BAIXE AGORA SEU EBOOK!

CLM. BASE DE CONFIANÇA.

Related Posts

Leave A Reply